Próximo capítulo

não perca o décimo segundo capítulo... será que Adão e Eva se entenderão, sendo tão diferentes?

Introdução


Eu acredito naquela literatura que nos diverte, e divertindo, nos faz pensar sobre a vida, a família, nossa relação com Deus, nosso relacionamento com o próximo. Esta literatura não é informativa, nem aquele mosaico de palavras disformes, mas clara, divertida e reflexiva. Ela não precisa ser verdadeira e real, mas verossímil e nos fazer refletir sobre o real de maneira atraente, seja sobre aparente realidade, ou declarado non sense.

Assim encaro este “Romance de Adão e Eva”: não é um esboço exegético, tratado teológico ou arqueológico sobre nossos pais, mas uma ficção; peguei emprestado as imagens, quase folclóricas, disseminadas pelo senso comum para, reciclando-as, falar sobre família, comunidade e espiritualidade. Não queira comparar ou substituir estas histórias ao Gênesis, e se encarar como um livro teológico, por muito menos muitos outros autores foram parar na fogueira. É uma ficção sem qualquer inspiração divina, no máximo inspirado em Moisés, afinal, qualquer semelhança não é mera coincidência.

Espero, no entanto, trazer aos leitores pedaços de diversão e reflexão, guiados por este corpo mitológico da origem real do mundo. Quero recortar as figuras narradas em Gênesis e fazer uma colagem em uma montagem própria, ficcional. Mas não se engane, a pretensão parece ser maior do que é. Não pretendo construir um clássico, que era de se esperar com a proposta, pois isso necessitaria de um escritor mais hábil. O propósito é modesto, é escrever um folhetim que seja divertido e, em família ou individualmente, possa fazer-nos pensar sobre a vida, quem sabe deitado sobre uma rede, ou na trajetória de um ônibus.

Sobretudo, quero encorajá-los a um relacionamento mais profundo com Deus. Se ao fim de cada leitura você sentir-se interessado em conhecer mais este Deus Criador de Adão e Eva, é hora de caminhar para a Bíblia (importa que ela cresça e que este folhetim diminua), e aí sim serei um escritor satisfeito.

Boa leitura.